A BioTecnologia

Image

A BioTecnologia Sisnate®

O Tratamento Biológico Sisnate® é constituído por meio suporte inoculado e ativado com consórcios microbianos que foram isolados em laboratório sem sofrer qualquer tipo de alteração genética em seu DNA. Compreende sete tipos diferentes de espécies de micro-organismos em unidades proporcionais de volume, conforme dados da vazão do cliente. Laudos emitidos por laboratório credenciado junto ao INMETRO comprovaram que estas espécies não oferecem risco ao meio ambiente e ao homem após testes de ecotoxicidade aguda segundo a norma ABNT NBR 12713/09.

A água contaminada é coletada em recipientes e no último recipiente e estagio de processos biológicos naturais a água sai descontaminada e despoluída para a sua reutilização residencial ou industrial não necessitando da manutenção contínua e permanente pois as instalações requerem o mínimo de suporte técnico e resultado com até 98% de eficiência. em seu processo.

Como funciona?

É preciso entender sobre espécies Microbianas

Estas espécies são responsáveis pela biorremediação da matéria orgânica em solução, sendo um dos métodos biológicos mais eficientes na descontaminação de efluentes. Elas atuam em diversas situações na síntese da descontaminação da água como:
• Consumo de gorduras; • Se alimentam e são vorazes pelo lodo orgânico; • Utilizam nitrato para liberação do azoto; • Solubilizam o fosfato; • Consomem os macro nutrientes e o malato como fonte de carbono; • Transformam lipídeos em gás carbônico, água e energia; • Rompem ligações duplas e triplas entre átomos; • Degradam BTEX, aminas, ácidos graxos, glicerol e formam endósporos em condições críticas de alimento.

INOCULAÇÃO DE BIOMASSA E REAÇÕES BIOLÓGIOCAS

A inoculação é um termo que geralmente se refere ao processo de introduzir um microrganismo (como bactérias, vírus, fungos) ou uma substância em um ambiente ou organismo para fins específicos, como pesquisa científica, produção industrial ou experimentos microbiológicos.

REAÇÕES BIOLÓGICAS - Ocorrem através de enzimas catalisadoras. Alguns fatores podem influenciar na atividade catalítica. P/ex.: [ ] enzimática,[ ] do substrato, potencial hidrogeniônico e temperatura.

INOCULAÇÃO DE BIOMASSA - Nas bio caixas degradadoras da matéria orgânica, dos nutrientes, do lodo orgânico e remoção dos demais compostos dissolvidos e agentes contaminantes presentes no afluente.

PROCESSO DE NITRIFICAÇÃO E DESNITRIFICAÇÃO

NITRIFICAÇÃO - A nitrificação é um processo químico-biológico de formação de nitrito no solo pela ação conjunta de bactérias quimiossintetizantes nitrificantes, pela ação de conversão da amônia em nitrato, Nitrosação → a maior parte da amônia não é absorvida pelas plantas, sendo oxidadas em nitrito pelas bactérias nitrosas, utilizando a energia liberada nessa oxidação para produzir compostos orgânicos.

DESNITRIFICAÇÃO - desnitrificação é o fenômeno de transformação de nitratos e outras substâncias em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. No solo, além das bactérias de nitrificação existem outros tipos, como as Pseudomonas denitrificans. Na ausência de oxigênio atmosférico, essas bactérias usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia).

CICLO DE KREBS (Ácido cítrico)

O ciclo de Krebs é uma das fases da respiração celular que ocorrem na matriz mitocondrial dos organismos eucariontes. O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular descoberta pelo bioquímico Hans Adolf Krebs, no ano de 1938. O ciclo de Krebs é definido como uma rota metabólica das reações catabólicas e anabólicas dos micro organismos com a finalidade de oxidar a Acetil–CoA para degradar os ácidos graxos e óleos, carboidratos, aminoácidos para produzir energia para suas células e auxiliar no processo respiratório. Após a formar o acetil-CoA ocorrerá uma reação de hidrólise, em que a coenzima A irá ser liberada. Ao mesmo tempo o acetil irá reagir com o ácido oxalacético que possui 4 carbonos, formando uma molécula de 6 carbonos chamada de ácido cítrico (por isso que o ciclo de Krebs também é chamado de ciclo do ácido cítrico).

ADSORÇÃO E BIOSSORÇÃO

A Tecnologia Sisnate® ainda é contemplada pelos fenômenos de adsorção e Biossorção na tratabilidade do seu efluente.

ADSORÇÃO Adesão de moléculas ou íons de fluido a superfície sólida (meio suporte).
BIOSSORÇÃO Mecanismo de acumulação de metais pelos micro organismos, na forma extracelular ou intracelular pela atração de cátions metálicos para o interior das células onde encontram-se grupos aniônicos.

FILTRO BIOLÓGICO

A Etapa final para o polimento do efluente. O meio filtrante tem como objetivo a formação do biofilme nos interstícios e remoção dos patógenos através da adsorção de células microbianas aos biofilmes presentes no filtro, provocando um decaimento natural destas populações bem como o clareamento do efluente. A eficiência de remoção de patógenos pela Tecnologia Sisnate® compreende ao intervalo entre 95–99,99% sem processo de desinfecção.

O RESULTADO

A Sisnate® se destaca através da efetividade de seu trabalho em prol da natureza e oferece um serviço de baixo custo e alto rendimento. Nosso objetivo é ter um sistema de reutilização de água prático e funcional.